domingo, 6 de fevereiro de 2011

Festival de Verão (Salvador).








FESTIVAL DE VERÃO SALVADOR 1999
20/02/1999 a 24/02/1999

Fevereiro de 1999. Naquele ano, Salvador completava 450 anos e acontecia a primeira edição do maior evento de música do Brasil: o Festival de Verão. A primeira atração foi a banda Natiruts (que na época ainda se chamava Nativus). Cerca de 150 mil pessoas foram aos cinco dias de festa no Parque de Exposições para assistirem Banda Eva, É o Tchan, Daniela Mercury, Cidade Negra, Asa de Águia, Arnaldo Antunes e muitos outros. Um dos pontos altos do evento foi o encontro de Carlinhos Brown com Marisa Monte. O elenco do seriado Malhação, exibido pela Rede Globo, participou do Festival de Verão 99 e ainda gravou cenas para o programa. A Sala de Imprensa, que homenageia sempre um grande artista, recebeu o nome de Elis Regina. Para encerrar o primeiro Festival de Verão, a banda Araketu subiu ao palco, deixando o público com saudade e ansioso para voltar no próximo ano.



FESTIVAL DE VERÃO SALVADOR 2000
02/02/2000 a 06/02/2000

Em 2000, era sucesso nas rádios a música 'Anna Júlia', do Los Hermanos. E o Festival de Verão trouxe a banda para abrir a segunda edição do evento. Pela primeira vez, vieram as atrações internacionais Men at Work e Westlife (a boyband que fazia um grande sucesso na época). Ainda se apresentaram Cássia Eller, Titãs, Ivete Sangalo e Armandinho, Dodô & Osmar. O Mercado Mundo Mix, evento multicultural que traz novos talentos e novas idéias nas áreas das artes, música, moda e comportamento, também foi realizado no Festival de Verão. Foram criados o Palco Pop, no qual artistas que despontavam no cenário musical nacional se apresentavam, e a Arena de Esportes Radicais. A sala de imprensa homenageou Tim Maia e o canal Multishow exibiu um programa especial sobre o evento, que foi encerrado pelo Bom Balanço, liderado por Pierre Onassis.



FESTIVAL DE VERÃO SALVADOR 2001
31/01/2001 a 04/02/2001

Com o barulho de uma sirene, que passou a anunciar o início e o encerramento dos shows, a banda Penélope entrava no palco para abrir o Festival de Verão 2001. Ainda participaram o Skank, Caetano Veloso, Jota Quest, O Rappa, KLB e as grandes estrelas do axé como Ivete Sangalo, Chiclete com Banana e Timbalada, dentre outros. Mais uma atração internacional se apresentou no Festival, os australianos da Spy vs Spy. A grande surpresa foi a participação de Chico Buarque, que cantou uma música ao lado de Carlinhos Brown, emocionando o Parque de Exposições. Com o sucesso do evento já consolidado, o canal Multishow passou a exibir os shows completos do Festival de Verão.



FESTIVAL DE VERÃO SALVADOR 2002
30/01/2002 a 03/02/2002

Em 2002, o Festival se une com a Unesco na disseminação do conceito da cultura da paz e de não-violência. Além de plural, agora o Festival também é pacifista. Cássia Eller, falecida um mês antes, recebeu a homenagem da Sala de Imprensa e dos artistas do evento, que cantaram os sucessos da artista. Quem teve o prazer de abrir o evento foi a banda baiana Lampirônicos. Outro grande encontro aconteceu no palco do Festival de Verão: Caetano Veloso cantou com Djavan, uma das atrações daquele ano. Além das atrações nacionais e da Bahia, vieram o inglês Max Priest (conhecido como o Rei do Lovers Rock) e a banda norte-americana Big Mountain. A partir desse ano, começou o conceito de dois camarotes, que virou marca registrada do Festival de Verão. E para quem não pôde ir, a TV Salvador passou a transmitir o evento ao vivo.



FESTIVAL DE VERÃO SALVADOR 2003
29/01/2003 a 02/02/2003

Em uma reafirmação da pluralidade, o Festival de Verão, em 2003, muda seu conceito para 'Eu, você, todo mundo lá'. O cantor Davi Moraes, filho do baiano Moraes Moreira, foi o primeiro a se apresentar no quinto ano do evento. Para indicar a idade, o rasta, mascote do evento, indicava com a mão o número cinco. O grande encontro desse ano foi Margareth Menezes, Arnaldo Antunes e Ilê Aiyê, que dividiram o palco e animaram o público que lotou o segundo dia do evento. A parte emocionante foi a primeira apresentação do Paralamas do Sucesso em Salvador, após o acidente que quase vitimou Hebert Vianna, o líder da banda. Para homenagear sua falecida esposa, o vocalista do Paralamas fez a platéia chorar ao homenageá-la cantando a música 'Se eu não te amasse tanto assim'. O cantor Lulu Santos e a dupla Zezé Di Camargo e Luciano fizeram o primeiro show em uma edição do Festival de Verão. Gilberto Gil faz seu primeiro show após assumir o Ministério da Cultura e a garotada se divertiu ao som do grupo Rouge. A banda paulista CPM22 fechou o evento.



FESTIVAL DE VERÃO SALVADOR 2004
28/01/2004 a 01/02/2004

Em 2004, mais um ano de emoções. Zeca Pagodinho convidou Caetano Veloso, Gilberto Gil e Daniela Mercury, que cantaram juntos ao lado do sambista. Ainda se apresentaram os garotos do grupo Bro’z, Rita Lee e Sandy & Junior, que foram as grandes atrações inéditas daquele ano. Foi lançada a campanha 'Compre no Escuro', em que as pessoas compravam os ingressos sem saber que atrações tocariam. E foi um sucesso: mais de 13 mil vendidos. A Rede Globo passou a transmitir o evento para todo o Brasil e a marca do Festival ganhou mais uma mudança: a cor verde foi introduzida através do sol, que passa toda a energia do evento. Diversas bandas de forró, axé e pagode se apresentavam no primeiro ano do Barracão Conta Universitária Bradesco.



FESTIVAL DE VERÃO SALVADOR 2005
19/01/2005 a 23/01/2005

Acompanhando a transformação do evento, em 2005 o conceito muda para 'Seu jeito de mudar o mundo' e a marca se transforma mais uma vez: a cor laranja dá lugar ao verde. A axé Music, termo criado pelo jornalista baiano Hagamenon Brito (que apresenta o 'No Ritmo do Festival'), completa 20 anos. E para homenagear o ritmo, a Orquestra Baiana de Axé (OBA) abre o evento. Este foi o ano com o maior número de estréias de artistas nacionais: Barão Vermelho, Maria Rita, Detonautas, Roupa Nova, Nando Reis e IRA! se surpreenderam com a vibração do público baiano. O destaque foi para Maria Rita, que fez do público um grande coro para os sucessos do seu primeiro disco. Reforçando a pluralidade, houve um maior investimento nos espaços alternativos, com destaque para as noites Trama e Deckdisc na Arena Vivo Motomix e a estréia da tenda Skol Tropical Beats.



FESTIVAL DE VERÃO SALVADOR 2006
01/02/2006 a 05/02/2006

Em 2006, o Festival de Verão Salvador começa a se engajar na campanha das 8 Metas do Milênio, desenvolvida pela ONU. Acompanhando o ritmo solidário, a renda da venda de pulseiras foi revestida para entidades assistenciais. E este foi o ano dos encontros: Ivete Sangalo cantou com Jorge Aragão; Asa de Águia e Jota Quest se juntaram para animar a galera; Marcelo Nova inovou com Biquíni Cavadão e Babado Novo fez a festa junto com Bruno e Marrone (que se apresentaram pela primeira vez). A banda paulista Charlie Brown Jr. colocou uma pista de skate em pleno palco e levou a galera à loucura. Para encerrar a oitava edição, a Banda Eva entrou no palco e colocou o público para dançar.



FESTIVAL DE VERÃO SALVADOR 2007
24/01/2007 a 27/01/2007

Com o tema 'Sinta a Vibração', o Festival de Verão 2007 começou com a Banda Eva. O evento deu continuidade às 8 Metas do Milênio. As ações estavam inspiradas no objetivo número 2 da ONU: 'Educação Básica de Qualidade para Todos'. O beneficiado foi o 'Projeto Bahia Pela Educação', da Rede Bahia, em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O evento realizou ações que tinham os fundos revertidos para o Projeto. O californiano Ben Harper foi a grande atração do Festival de Verão. Ainda se apresentaram a musa da música disco, Glória Gaynor, e o cantor americano Matisyahu. Nesta edição aconteceu o recorde absoluto de público: 65 mil pessoas compareceram na quinta-feira. Além do Palco Principal e do Palco Tenências, o evento trouxe a Arena de Esportes Radicais, a Tenda Eletrônica e a Tenda Universitária Bradesco.



FESTIVAL DE VERÃO SALVADOR 2008
16/01/2008 a 19/01/2008

Em 2008, o Festival de Verão chegou em sua décima edição. Na quarta-feira (16), primeiro dia do evento, 45 mil pessoas estiveram no Parque de Exposições para curtir as 22 atrações que tocaram nos quatro espaços musicais do Festival. Na sexta-feira (18), dia mais badalado do Festival, 55 mil pessoas se dividiram nos quatro palcos, dois camarotes e na Arena de Esportes Radicais.



FESTIVAL DE VERÃO SALVADOR 2009
28/01/2009 a 31/01/2009

Nos quatro dias, o Parque de Exposições recebeu 200 mil pessoas entre camarotes e pista. O último dia, sábado (31), sob o comando das atrações Olodum, Capital Inicial, Alanis Morissette, Victor e Leo e Psirico, foi o de maior público, com cerca de 60 mil pessoas no Parque de Exposições de Salvador.




FESTIVAL DE VERÃO SALVADOR 2010
28/01/2010 a 31/01/2010

A 12ª edição do Festival alcançou todas as expectativas. Na quinta-feira (21), o Parque recebeu 61 mil foliões e 10 mil credenciados. Foi o maior público de todas as edições do FV. Os cinco palcos tiveram uma mistura de 120 atrações, nos quatro dias de Festival, com destaque para a atração internacional: Akon.

Nenhum comentário: